A incerteza sobre a interação entre os canabinΓ³ides e o sistema imunolΓ³gico provoca certas dΓΊvidas no que diz respeito ao consumo da cannabis medicinal durante a imunoterapia. JΓ‘ proclamada como tratamento maravilhoso do cancro no futuro, a imunoterapia reabilita os glΓ³bulos brancos para detetar e matar o cancro dentro do organismo. Entreanto, atΓ© agora, houve apenas um estudo que examinou como os canabinΓ³ides podiam afetar este processo – e os resultados foram problemΓ‘ticos.
O estudo foi realizado no Centro MΓ©dico Rambam em Haifa, Israel. Os pacientes que tomavam a cannabis medicinal em simultΓ’neo com o medicamento de imunoterapia para tratamento do cancro Nivolumab responderam 50% menos em comparação com aqueles que foram tratados por imunoterapia isolada. Curiosamente, os indivΓduos que tomavam a cannabis medicinal com alto teor do THCΒ responderam melhor Γ imunoterapia do que aqueles que tomavam o produto THC de baixa resistΓͺncia.Β Β Β Nenhumas alteraçáes significativas foram notadas nas taxas de sobrevivΓͺncia globais dos pacientes.Β
HΓ‘ tambΓ©m alguns relatos episΓ³dicos dos pacientes com cancro da CalifΓ³rnia que afirmam que tinham tido alguns benefΓcios causados pela combinação da imunoterapia com um regime de tratamento com Γ³leo de cannabis rico em CBD, tomando doses baixas sob a supervisΓ£o do mΓ©dico. AlΓ©m disso, o corpo de dados prΓ©-clΓnicos pequeno mas crescente sugere que a combinação de CBD e THC com a quimioterapia convencional e radiação poderia ter um poderoso efeito sinΓ©rgico como tratamento de cancro. Mas estes resultados ainda nΓ£o foram replicados em ensaios nos humanos.
A cannabis tem efeito imunossupressor quando hΓ‘ uma resposta hiper-imune, mas de outra forma tambΓ©m regula e corrige o sistema imunolΓ³gico, trazendo equilΓbrio ao organismo.
Apesar da falta da clareza sobre os canabinΓ³ides e imunoterapia, a predominΓ’ncia de dados cientΓficos sugere que chegou a altura de abandonar a classificação imunossupressora antiga e errΓ³nea e abraΓ§ar a ideia de que os canabinΓ³ides sΓ£o imunomoduladores bidirecionais. Γ o que o Dr. Mariano Garcia de Palau, mΓ©dico espanhol especializado em cannabis e membro do ObservatΓ³rio MΓ©dico de Cannabis Espanho, observou durante a sua prΓ‘tica.
Β«Acredito que a cannabis tem efeito imunossupressor quando hΓ‘ uma resposta hiper-imuneΒ», diz o Dr. Garcia de Palau, “mas de outra maneira regula e corrige o sistema imunolΓ³gico. De fato, Γ© possΓvel dizer que funciona como o sistema endocanabinΓ³ide, trazendo equilΓbrio ao organismo”.
O que isso significa em termos prΓ‘ticos se VocΓͺ usa a cannabis regularmente, tem um sistema imunolΓ³gico comprometido ou estΓ‘ iniciando a imunoterapia? Sempre que possΓvel, consulte o seu mΓ©dico profissional. Ao mesmo tempo, sΓ³ podemos esperar que as novas investigaçáes cientΓficas ajudem a esclarecer melhor a complexa relação entre o sistema endocanabinΓ³ide, a nossa resposta imunolΓ³gica e os compostos da planta cannabis.
Mary Biles Γ© jornalista, blogueira e educadora com formação em saΓΊde holΓstica. Ao viver entre o Reino Unido e a Espanha, Mary Biles estΓ‘ empenhada em relatar com precisΓ£o os avanΓ§os existentes na investigação mΓ©dica sobre a cannabis. Este Γ© o seu primeiro artigo traduzido do InglΓͺs para o PortuguΓͺs.
0 Comments